Busójárás carnival

Marcando o fim do inverno no hemisfério norte, as festividades de carnaval em Mohács se definem a 6 dias de monstrões peludos e mascarados, fogueira, hot wine (quentão) e comidinhas típicas húngaras, como lángos, salsichas, carne, carne, goulash..

_DSC0292

Busójárás, em húngaro significa “Busó-walking”, mas a tradição foi iniciada pela minoria croata que se instalou na região da Hungria durante os tempos de fuga das invasões turcas no território.

Segundo a lenda, a pequena população de Mohács teve seu vilarejo invadido pelos turcos e tiveram que se esconder nos pântanos, até que a ocupação acabasse e fosse possível retornar. Entretanto, uma noite em que todos estavam sentados conversando ao redor de uma fogueira, apareceu um cavalheiro do além que deixou uma mensagem do tipo: “se quiserem recuperar suas vidas, estejam preparados para uma batalha – esculpindo armas e máscaras assustadoras para si mesmos” – então desapareceu. 

E então, algumas noites depois o cavaleiro chegou, ordenando-lhes para colocar suas máscaras e voltar para Mohács , fazendo o máximo de barulho possível. Eles seguiram o seu exemplo . Os turcos estavam tão assustados com o barulho, as máscaras e a tempestade da noite, que acharam que os demônios estavam atacando eles e então fugiram da cidade :p

Estive no domingo, último dia da festa e presenciei o desfile de infinitos monstrões que usavam um tipo chocalho pra fazer muito barulho, mulheres assustadoramente maquiadas, crianças, animais ..

E além de tudo, os mascarados atacavam o público – principalmente as mulheres – pra fazer uma espécie de dança do crew em público, sem brincadeira. Bem louco.

Gravei muuuitos vídeos e pretendo editá-los em breve :)

FOTOS:

Anúncios

Um comentário em “Busójárás carnival

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s